29 de abril de 2012

Sair pra fazer compras às 7 horas da manhã?. ufa..

A única coisa que vem a minha mente a essa hora da manhã e o Cortiço, de Aloísio de Azevedo.
Será porque as mulheres gastadeiras escolhe fazer suas próprias asneiras?
Pós bem passear em mercados é uma das coisas que mais gosto de fazer em viagens. Não importa onde, nem que tipo de mercado seja, é uma ótima maneira de conhecer melhor a população local, e entender como é a vida deles. Seja em um mega ou em, uma simples quitanda. Todo é igualmente e hipnotizantes!
O que era apenas um conjunto de ruas interligadas com um monte de lojas acabou ganhando teto, muros, portões, uma estrutura organizada. Cada “bairro” do shopping tem sua especialização, cada área como tapetes, artigos em couro, especiarias, lâmpadas, bugigangas, etc, etc. E o mais legal é simplesmente andar sem rumo.
Você simplesmente para e pensa, só não pode é cair no buraco a sua frente.
Eu, e minha mãe saímos com um único destino fazer compras propriamente ditas. Ai de repente o celular toca, minha cunhada na linha querendo um tapete.
Eu Fiquei imaginando aquela cena minha mãe andando de um lado para outro com um tapete branco de fio medusa e couro sem costura nos braços comendo pão.
O que mais ela tinha comprado foram peças de decoração e tecidos.  Muitos amigos devem estar pensando agora. Pois é, mas tem você pra ajudar, (tem nada). Não suporto carrega nenhum tipo de mercadoria. Até aquelas sacolas plásticas de supermercado eu detesto simplesmente.



Eu gosto de está com os braços livres e é bem mais seguro para a própria mercadoria  não fica esquecida no primeiro canto que eu chegar Só sei que minha mãe comprou tanta coisa que agora esta faltando espaço pra colocar.
 Mais voltando... O único problema que tivemos é que minha mãe já tem um rosto de mulher gastadeira Dom Quixote que o diga. E isso fica bem em evidencia para os vendedores que ficar grudados nela feito um chiclete no cabelo, sem falar que os preços das mercadorias são sempre exorbitantes.

 Eu começo a discutir, e sair andando os vendedores vem atrás também até porque a barganha e alma do negocio eu fico a imagina como os vendedores consegui usar a chantagem com minha mãe e ela acabar concordando com tudo.  Só eu que não consigo isso com minha mainha.
 A rua é o verdadeiro laboratório natural, e é o ambiente perfeito para ampliar nossos conhecimentos.
São impressionantes as técnicas de venda que eles usar, primeiro alguém para na porta e fica observando os artigos e o outro vem correndo de lá de dentro gritando pra você entrar você pergunta o preço e por um momento ninguém sabe.  Então é nesse momento que eles ficam avaliando você do pé a cabeça. Ai você torna falar- eles perguntam você tá só?  Você responde que não só está olhando e pesquisando os preços.
É justamente nesse momento que eles começam com um monte de historinha você é meu primeiro cliente do dia do Brasil (substitua por quaisquer outros pais) eu tenho um primo.

 (troque por qualquer tipo de parentesco remoto) que mora não sabe onde ai eles olha pra você dizendo vou-te da um preço especial, mas antes, entra aqui na loja aceita uma água ou um café, pode fica a vontade que vou te mostra a minha mercadoria e melhor do que a da concorrência.
Então a técnica segue em frente eles começa a abrir vários tapetes bancos esvaziar prateleiras pede para você encostar e ver como e macio e de boa qualidade. E nessa onda minha  mãe embarca direitinho  em um monte de tralha e no papo do comerciante que diz que a mercadoria foi feita a mão na região não sei do onde ( que foi o pai ou o avô que fez).
 Minha mãe essa o  que adora uma história já viu né nem perceber que  o único objetivo ali e efetuar aquela compra procurando caminhos certo para  mete a faca no preço direitinho.
Às vezes temos que parar um pouco é observa a cultura local para não comprar gato por lebre.



  É nessa hora que entrar em cena  minha técnica brasileira  de negociação. Tudo começa com a cara de pavor! Um nossa, como assim que assustaria até o Menino Jesus.

O famoso eu já vir essa mesma mercadoria na loja vizinha é o valor era bem menor que o seu. Ai o vendedor tenta contornar a situação faz uma carinha de coitadinho - chamo minha mãe para sair da loja ( minha mãe coitada  pede pra morre de vergonha alheia)
É quando o vendedor resolver negociar. Perguntado quanto você quer pagar de o seu preço.
Minha mãe olha para mim e diz: filha isso já está virando um ringue de luta. Eu simplesmente respondo pra ela, não mãe é uma negociação ele que vende e você que compra só que não vai ser do jeito dele.
Ele da um preço eu recuso, eu dou o preço que acho justo pela mercadoria e é a vez do comerciante  recusa.
Nessa loucura fiquei mais ou menos uma hora e meia e isso podem seguir eternamente até um dos dois cansar e desistir da batalha de ter um preço susto pela mercadoria desejada.
O cara foi duro na queda e nós acabamos indo embora e acabamos comprando um  tapete branco igual ao dele pela metade do preço que ele estava oferecendo minha cunhada que esta grávida de 7 meses  que vai fica feliz espero que ela leia essa história aqui.
Toda vez que saímos para fazer compras minha mãe me pede em nome de todos os santos para me comporta por sinal ela nunca mais vai sair comigo mais aqui pra nós não tem jeito isso acontecer no piloto automático fazer o que.
Até porque ela deveria me agradecer por economizar o $$$ para ela pode compra mais enfeites.
Ahn? Alguém se manifesta?
Caso você tenha alguma dúvida quanto ao texto acima, precise de alguma orientação ou, ainda, queira relatar um caso semelhante que tenha lhe acontecido, modestamente, na qualidade de filha zelosa, me coloco à disposição bastando para isso apenas que você deixe um comentário ou, se preferir, me contate diretamente pelo e-mail wall.zambiniana@hotmail.com.
Até breve!!!

Um comentário:

  1. Je ne peux pas expliquer ce que mes sens droit le dire, Tout ce que je dis, c'est que votre baiser non seulement touché mon visage, mais aussi mon cœur ... Après avoir été embrassée par toi, je me suis senti un sentiment merveilleux. Seuls les anges sont les témoins des événements et des sentiments. Tu es venu si soudainement, ne me laisse pas même y penser Dans mes décisions. Je ne regrette rien, je ne, 'Parce que tu m'a donné la joie. Souhaitez-vous gagner un De ses doux baisers, et ont doublé mon coeur sourire de joie, parce que j'ai vécu comme un moment privilégié. Tu es mon moment inoubliable, mon temps seul. baiser
    Ettienne François...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.