30 de março de 2012

A melhor forma de mantermos saudáveis é obtendo conhecimento. Quem sabe o que faz não precisa refazer.


A melhor maneira para se evitar qualquer tipo de trauma está num relacionamento sincero e em atitudes maduras entre os pais e as crianças ou adolescentes.
A educação alimentar e prevenção devem partir dos pais, sendo estes os maiores exemplos para a criança ou adolescentes. Só que a missão dos pais em orientar seus filhos em relação a uma alimentação saudável está sendo desempenhada com displicência. Muitos acham natural que as crianças prefiram batata frita salgadinhos, hambúrguer, sorvete, etc... Do que comer uma salada de cenoura, agrião ou um pedaço de peixe grelhado.
Esquecem que a responsabilidade pela saúde da criança ou do adolescente é, sobretudo deles e que são eles que devem escolher os cardápios dos filhos e programar suas atividades físicas.
Desde o nascimento até a morte, todo indivíduo tem direitos a um conjunto de serviços na área da saúde, desde que obedeça rigorosamente a regulamentação estatal.

A pediatria tem como missão principal orientar esses pais de como devem agir. A fim de prevenir inúmeras doenças que poderão comprometer a qualidade de vida das crianças, principalmente na fase adulta.
O primeiro ponto a ser feito é reeducar  a  família para melhora a qualidade das refeições consumidas e , o exercício físico deve ser o "lema" de todos os componentes da casa. Com essas medidas, é possível reduzir entre os pequenos o risco da obesidade, das altas taxas de colesterol no sangue, hipertensão e diabetes.
Se os pais não se transformarem em um modelo positivo. E praticam hábitos saudáveis não conseguirão convencer os filhos.

As atividade deve ser planejada e que todos os membros da família participem, um boa caminhada, passeio de bicicleta, natação e até mesmo brincar de esconde, esconde, limita o tempo em frente da TV, videogame computador essas atividades repetitivas  leva a vida sedentária, como os lanches em excesso aumenta o risco de obesidade e doenças vasculares.
Você já reparou o que faz um gato?

Ele espreguiça, alonga e boceja não é verdade. Pois bem  na realidade ele está sempre fazendo uma atividades físicas em intervalos regulares.
Os pais devem  ser positivo e estabelecer  atividades físicas que a crianças gostem

As metas são essências. Assim, a cada hora, levante-se e tente se espreguiçar, esticando os braços, os dedos, as unhas,  pescoço como o gato faz. Não se esqueça de bocejar e fazer aquela esticada. Alegre, simples, descontraída, contagiante e eficiente.
E como uma hora de atividades físicas por dia, apenas uma sobremesa após as refeições.

Quando as metas são arbitrarias ou muito restritivas as chances de sucesso diminuem. Nunca, mais nunca mesmo recompense as crianças com comida. Doces e salgadinhos como prêmio encoraja maus hábitos. Encontre outras maneiras para comemorar bons comportamentos. Se envolva mais na vida do seu filho principalmente na escola, certifique-se que a instituição oferece serviços que pensem no bem-estar da criança.
E quando for informar as coisas Procurem uma forma divertida às crianças costumam adequar as informações a sua vida.

Os exemplos de superação e ótimo para incentiva as crianças principalmente se for um de seus personagens favoritos.
Na realidade, exige-se a mobilização nos dois polos, buscando o peso ideal,  como preconizado por Aristóteles. A alimentação não deve ser racionada ao extremo e nem ingerida em excesso, sem critérios. O corpo humano é um complexo que busca o equilíbrio saudável.

Na mesma linha de pensamento, há necessidade de intervenção legislativa para orientar e conter o ganho de peso dos obesos, com políticas claras de nutrição saudável e até mesmo do acesso mais frequente à cirurgia bariátrica, mais conhecida como de redução de estômago. A estética não pode sobrepujar a ética. O belo não pode contrariar o saudável. A poesia e a música não podem ficar sem suas musas inspiradoras.
Um cheiro meu amoré!!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.