26 de outubro de 2011

Alimentos que fazem bem a saúde

CAJU FAZ BEM À SAÚDE

Chegou a hora do caju mostrar o seu valor. Rica em vitamina C e ferro, a fruta, uma das mais tradicionais do Brasil, é uma forte aliada na proteção das células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. De acordo com especialistas, foi descoberto que o uso do caju no cardápio reduz em até 50% o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas.

A fruta contém substâncias que auxiliam na diminuição do colesterol, além de ser uma fonte de proteína, gordura monoinsaturada (saudável), de minerais como cobre, zinco e magnésio, além de conter a vitamina E, um antioxidante que trabalha contra a deterioração das células e o envelhecimento.

Ainda de acordo com especialistas, apesar das propriedades da fruta, o ideal é seu consumo consciente. Para as pessoas que fazem dietas, o uso do caju no cardápio deve ser reduzido porque o valor calórico é alto. Por exemplo, para cada 40g são 243 calorias. A melhor opção é usar a polpa da fruta, que contem 40 calorias.

O suco de caju, tão consumido nas refeições, é indicado para o tratamento de anemia, além de combater a osteoporose devido à grande quantidade de sais minerais.

O caju também tem propriedades terapêuticas importantes. O broto de caju é usado para diminuir dores no estômago e problemas digestivos e o sumo das folhas novas é utilizado para combater aftas.


5 ALIMENTOS DIGESTIVOS

Muitas pessoas sofrem com desconfortos após uma refeição. Aquela queimação, náusea e enjôo demoram a passar e são capazes de atrapalhar a nossa rotina. Mas, além de remédios, existem alguns alimentos que podem combater este problema. Confira uma lista com 5 alimentos digestivos.

Mamão

A fruta contém papaína, uma enzima que “quebra” as proteínas, facilitando sua absorção pelo nosso organismo. Desta forma, o mamão alivia aquela sensação de peso no estômago e, ainda, ajuda no funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

Farelo de aveia

Por conter grande quantidade de fibras, o farelo de aveia é responsável por dar volume e maciez ao bolo fecal, ajudando na sua eliminação. O ideal é que você alie o seu consumo à ingestão de outros farelos, como o de trigo.

Abacaxi

O abacaxi contém bromelina, substância que ajuda o estômago a trabalhar e melhora a digestão de proteínas. Contudo, vale destacar que a bromelina está presente no talo da fruta, parte que a maioria das pessoas costuma jogar fora.

Água

Não adianta consumir fibras em excesso se você não consumir a quantidade mínima de água que organismo necessita por dia (2 litros). Sem o líquido, em vez de funcionar, você fará com que o seu intestino fique preso.

Iogurte

Por conter bactérias do bem, agem no intestino auxiliando a absorção dos nutrientes e na digestão. Sem contar que é um agente inibidor de doenças. Vale lembrar que o iogurte também é um aliado na reintegração da flora intestinal.

NOVE ALIMENTOS QUE AJUDAM A NÃO RETER LÍQUIDO

A retenção de líquido é um dos fatores que mais contribuem para o desconforto e o aumento de peso. Alguns alimentos têm propriedade diurética, ou seja, ajudam no funcionamento dos rins. Este órgão é, basicamente, beneficiado pela ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido.

De acordo com a nutricionista Vanessa Naddaf, os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com mais frequência.

“Dê preferência o consumo destes produtos in natura (crus), na forma de sucos ou chás. Assim, a pessoa aproveitará todas as propriedades destes alimentos”, explica a nutricionista.

Saiba quais são esses alimentos:

- Abacaxi: rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.

- Coco: rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários os benefícios que a água de coco nos proporciona. Ela ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarréia, trata úlcera estomacal e depura o sangue.

- Melancia: rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

- Cenoura: estimula o metabolismo, carrega minerais, silício e potássio, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos no organismo;

- Pepino: rico em ferro, enxofre, potássio, fósforo e betacaroteno. O pepino é diurético e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico. É muito bom para a pele e o envelhecimento.

- Salsa: rico em vitaminas A e C, a salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases. É diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais. Ela também melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece a estrutura do colágeno da pele.

- Beterraba: rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito boa para combater anemia, perda excessiva de líquidos e problemas de fígado.

- Dente de leão: rico em ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

- Melão: rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade.

Um lindo dia!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.