18 de outubro de 2010

Final de amor triste.

Hoje ao passar pelo cemitério jardim da saudade, me lembrei de um velho amigo que faleceu de leucemia já terminal hoje completando dois anos. Uma vida de angustia de medo, de solidão na verdade ele tinha medo do que as pessoas iam pensar e ao pouco foi se afastando das pessoas que conhecia só que elas não sabiam que ele estava doente aquela mudança repentina.


Para um rapaz que era muito calmo reservado mal falava com as pessoas que convivia, de uma hora para outra quere aproveita a vida ao máximo.
Um dia a mãe dele me ligou questionado se eu sabia o porquê a mudança tão repentina do filho. Eu muito surpresa com a pergunta dela questionei poxa já tem um bom tempo que não mantenho contato com seu filho. Ela agradeceu e desligou o celular.
Como sou uma boa samaritana passei aquele dia me questionado o que poderia esta acontecendo com o meu amigo.

Chamei-o para uma conversa informal
Lembro-me como fosse hoje ele me olhando por debaixo do olho pela forma do olhar já sabia que tinha algo de errado ai ele me comentou.

Que os últimos dias que restavam ia ser os melhores de sua vida que ia aproveita da melhor forma, fazendo tudo que queria, e o que não tinha coragem de fazer.
Que não adiantava ficar deitado deprimindo e esperando o dia chegar e que não adiantaria por limites na vida porque a vida dele era aquela e que ele precisava viver aquele momento.

Continuando:
Ele não queria que sua família visse como um coitado que logo irá morrer que ia deixar saudades por um tempo e depois ser esquecido. Não queria que tivesse pena mais ele queria que o amasse da maneira que era.

De repente na minha cabeça ficou tudo diferente o que fazer nessa hora não tava preparada para conforta esse amigo ainda mais quando alguém fica sabendo que tem pouco tempo de vida. Ainda mais quando você achava que tinha conhecido a pessoa que seria o amor de toda a sua vida. Ainda mais achando que era perfeito aos seus olhos tipo assim um sonho de consumo.

Aquele amor de primeiro olhar, de primeiro riso, ou quem saber de um suspiro um amor de infância de primeira vista.
Para mim foi muito difícil escuta aquelas palavras dele
Que nada seria como antes que seria melhor fica a quilômetro de distância e aproveita tudo da melhor maneira. O ultima palavra que escoltei dele foi (apenas quero poupá-la).

Eu penso todo dia na melhor forma para lidar com as pessoas mais uma coisa que odeio e quando não me da o direito de fazer minha escolha.
E foi com esse sentimento que parei o carro e comprei flores para coloca no tumulo.

Aproveite cada dia com quem você amar..
Enfim: Às vezes conseguimos o amor mais não sabemos fazer as coisas direitas principalmente que não importa como as coisas aconteçam o importante e quem esta ao seu lado e pense na melhor forma todos os dias.


O que é leucemia


A palavra leucemia refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas:

1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.
2. Células brancas que combatem infecções.
3. Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Sintomas da leucemia
Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.
Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas. Dor de cabeça e vômito podem indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central. Em alguns tipos de leucemia pode os nódulos linfáticos podem ficar dilatados. Todos esses sintomas podem também ser atribuídos a outras doenças. Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.

Quatro principais tipos de leucemia
Leucemia é um termo amplo que cobre um espectro de doenças
Leucemia aguda x crônica
Leucemia é dividida clinicamente e patologicamente nas formas aguda e crônica.

* Leucemia aguda é caracterizada pele crescimento rápido de células sanguíneas imaturas. Esse apinhamento torna a medula óssea incapaz de produzir células sanguíneas saudáveis. A forma aguda de leucemia pode ocorrer em crianças e adultos jovens, O tratamento imediato é necessário na leucemia aguda devido à rápida progressão e acúmulo de células malignas, as quais entram na corrente sanguínea e se espalham para outras partes do corpo. Se não houver tratamento, o paciente morrerá em alguns meses ou até semanas.

* Leucemias crônicas são distinguidas pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras porém ainda assim anormais. Geralmente levando meses ou anos para progredir, as células brancas anormais são produzidas numa taxa bem maior que as normais. Leucemia crônica geralmente ocorre em pessoas idosas, mas pode afetar qualquer faixa etária. Enquanto a leucemia aguda deve ser tratada imediatamente, a forma crônica alguma vezes é monitorada por algum tempo antes do tratamento, para assegurar a eficiência máxima da terapia.

Leucemia linfóide x mielóide

Ainda, as doenças são classificadas de acordo com o tipo de células anormais mais encontradas no sangue. Quando a leucemia afeta as células linfócitas, é chamada de linfóide. Já quando as células mielóides são afetadas, a doença é chamada leucemia mielóide.

Prevalência dos quatro tipos de leucemia

* Leucemia linfóide aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, especialmente os de mais de 65 anos.
* Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças.
* Leucemia linfóide crônica afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes ocorre em adultos jovens, mas quase nunca em crianças.
* Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.

Causas da leucemia

A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações somáticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sido associados a algumas formas de leucemia. Anemia de Fanconi também é um fator de risco para o desenvolvimento de leucemia mielóide aguda.

Prognóstico e tratamento da leucemia
O prognóstico e tratamento diferem de acordo com o tipo de leucemia. O tratamento deve ser moldado de acordo com o tipo de leucemia e características do paciente.

Uma ótima tarde!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.