2 de fevereiro de 2010

Yemanjá Odoiá!


A Festa de Iemanjá e comemorada no dia 2 de fevereiro é uma das mais populares do ano, atrai a praia do Rio Vermelho (Salvador, Bahia) uma multidão de fiéis e admiradores. Iemanjá é freqüentemente representada sob a forma latinizada de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento. Chamar-da também de Dona Janaína ou Rainha do Mar.

Ao acorda as 06h30min, para ir trabalha assim esperava ir trabalha só que não contava que essa hora já havia bastante gente vestida de branco e azul no Largo de Santana, onde tradicionalmente é comemorada a Festa de Iemanjá, todo ano, eu como moro muito próximo a festa profana ai já viu não tem como sair ou não participa dela.

As homenagens à rainha das águas começaram no dia primeiro as 06h00min e virou a madrugada. Quando os pescadores da Colônia fazem a alvorada de fogos de artifício.
E muito lindo.. Eu acho que Deus é Baiano.. (rsrs)

Ainda antes, na madrugada desta segunda, devotos da entidade já estavam na beira do mar, fazendo suas homenagens.
E eu na minha janela, vendo tudo não tem como dormir.

Os caminhos as ruas repleto de vendedores de flores colares de contas, fitas, pulseiras, espelhos, balangandans, bonecas perfume tudo o que você possa imagina.
Ao longo de todo trajeto, também é possível perceber as famosas caixas de isopor para aliviar a sede ou para uma descontraçãozinha profana após a entrega dos presentes.

A preferência são flores o mar fica aquele tapete de rosa de tudo que é cor a preferência do orixá, assim eu creio.

Oração de Yemanjá
Odoiá, odoiá, Iemanjá,
Rainha das Ondas, sereia do mar.
Como é belo seu canto, senhora!
Quem escuta chora, mãe das águas,
Do oceano, soberana das águas.
Dê-me sucesso, progresso e vitória.
Abra meus caminhos no amor e cuide de mim.
Que as águas sagradas do oceano lavem minha alma e meu ser.
Abençoe mãe, minha família e meus amigos.
Permita que o amor seja nossa maior fonte de energia.
Sou suas águas, suas ondas, e a senhora cuida dos meus caminhos.
Iemanjá, em seu poder eu confio.

Para você te uma noção como é a festa da rainha do mar a duas opções
Você fica em uma fila durante 02h30minh debaixo de um sol forte em uma fila vertiginosamente para entrega a oferenda diretamente as baianas que coloca nos balaios que os pescadores oferecem á iemanjá, onde são levados a uma distância da costa no final da tarde.

Ou descer até á praia e entregar diretamente as flores e os presentes na beira mar.
Muitos não gostam de fazer essa segunda opção para os presentes não ser rejeitado devido os presente ser jogado na beira mar e as onda trazer para areia..
Assim acreditando que Iemanjá não aceitou o presente.

Independente da forma escolhida, a deferência sempre é acompanhada de pedidos à entidade.
Para te uma idéia essa fila e um verdadeiro alvo para os vendedores. Tudo o que pode virar presente para Iemanjá é vendido.

Sem falar que a minha casa só cheira alfazema, dizem: alguns que é o perfume preferido de Iemanjá. Tem um ritual que passa uma folha com alfazema em você muitos passam o dia todo assim com esse cheiro não vou dizer que não fiz porque fiz e pedir muita paz, sorte, amor, para esse novo ano.

Mais tomei um susto quando virei e me deparei com a própria Iemanjá de rabo, e coroa vestido azul e branco na minha frente. Minha prima não tinha o que fazer resolveu ser a rainha do mar. Odoiá. Rsrs.
Foi uma pena não pode ter tirado uma foto dela para posta aqui no meu cantinho a minha maquina tinha descarregado nessa hora não aparecer um com maquina nem o celular eu tinha levado.
Como ela já tinha horas que tava na festa e tinha quer ir trabalha não deu, hum agora só na próxima assim espero.

Imaginem uma festa com mais de trinta mil pessoas só na minha casa tinha cinqüenta e três..
Esse ano o presente dos pescadores foi uma estatua de uma sereia negra comemorando a consciência negra e o povo de sua terra.

O que será que leva tantas pessoas a te fé?
Veja esse senhor na Prancha de surf, ele tem 93 anos, passou por uma cirurgia ressentimente, Mas mesmo assim estava levando a sua oferenda para Iemanjá.
Que poder é esse que faz as pessoas ter fé por algo que nunca viu, ou uma imagem de barro feito pelo homem.
É tão fascinante ver a crença popular, o calor humano das pessoas dos turistas que aqui passa por essa terra abençoada por todos os santos presenteando a sua mãe do mar.

Esse senhor e meu avô é hoje quem ia ter um Infarto agudo do miocárdio seria eu quando vir com minha.
Prancha de surf, levando rosa para a rainha do mar nem acreditei que era ele quando os meus amigos me chamaram para falar que o meu avô tava surfando aos 93 anos depois de uma cirurgia muito delicada que fez no coração isso tudo para não deixa de entregar o presente a sua Rainha Iemanjá.
Que mulher de sorte essa em esse amor antigo deles dois ( rsrsr) e ele nem Fazia idéia como a neta dele tava apavorada.
Graças, deu tudo certo ele entrego o presente na boa e volto para o doce la onde passa muito bem..
Só foi uma travessura de um meninão relembrando os velhos tempos quando tinha 25anos..
Como ele mesmo diz: precisava esta perto da mãe das águas no dia dela..
Para agradecer o dom da vida e me fortalecer como pessoa por mim da mais uma chance de esta aqui. Vendo você.
As lágrimas correram no meu rosto. Ao lembra o que ele falou que era uma verdade que ele não poderia esta agora comemorando esse momento tão importante já que completa mais um ano de vida amanhã.
Como prometi e promessa e divida qualquer dia desses vamos surfa juntos..
Muita felicidade meu vovozinho ti amor muito, saber que mora no meu coração.

Espero que - Iemanjá coloque-nos corações dessas pessoas que aqui ti vero e as que gostariam de esta participado dessa festa que vai até a madrugada e por algum motivo não deu, para esta aqui muita. Paz, amor e felicidade que possa esta aqui em 2011.

Jogue fora esta tristeza e solidão ao mar, e deixa entrar muitas alegrias na sua vida...
Odoiá, Odoiá, Odoiá!!!
Uma ótima noite...
Sinta-se todos beijados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.