23 de maio de 2008

A importância dos Alimentos


São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.
Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento".

A importância dos alimentos Energéticos
Começamos a envelhecer já aos 22 anos de idade, e desde a juventude nós começamos a nos matar, o homem não morre, mata-se, somos uns auto-suicidas conscientes, pois sabemos o que é bom e o que é ruim para nossa saúde e optamos errado. O homem pode e deve prolongar a vida através de uma alimentação saudável com qualidade e não quantidade.
As frutas são para o homem o alimento de primeira necessidade, são as maravilhas construtoras do organismo humano, dão energia, saúde, desaceleram e retardam o processo do envelhecimento celular. Por isso devemos consumi-las à vontade.

A importância dos alimentos nutricionais
Eles estão associados a diminuição dos riscos de doenças crônicas.
São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefício à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem. Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro, que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

A importância dos alimentos verdes

Os alimentos verdes são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como todos os outros, pois contêm clorofila e substâncias com os seguintes efeitos:
Desintoxicam as células;
Inibem os radicais livres, substâncias que danificam as células e causa doenças com o passar do tempo;
Tem efeito anti - cancerígeno e ajudam a proteger o coração.
Protegem a pele e o cabelo.
Para além disso, ajudam a manter a pele jovem, a combater as agressões ao organismo e na formação dos ossos e dentes.
Alguns alimentos verdes têm as seguintes propriedades: Alface francesa, que é rica em cálcio e extremamente benéfica para os ossos; Couve-flor, que contém muitas vitaminas, como C, E, A, indispensáveis à boa visão e à saúde da pele, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso; Agrião, é um dos vegetais mais nutritivos, tem um baixo valor calórico, contém vitamina A e C, importante para aumentar a resistência do organismo ás infecções, tem também sais minerais como o ferro e o fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos no sangue; Espinafre, que são fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias nutrientes com propriedades antioxidante, protegendo a vista de prováveis problemas oculares próprios do envelhecimento.



Dicas para comer melhor e viver bem

Tenha um cardápio variado e equilibrado.

Não adote dietas radicais.

Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis.

Crie o hábito de tomar um café da manhã rico e saudável. Ele deve ser a principal refeição do dia.

Fracione suas refeições, para não ingerir grande quantidade de alimentos de uma única vez.

Lembre que seu estômago não tem dentes: mastigue muito bem.

Não se esqueça dos alimentos ricos em fibras (cereais integrais). Eles regulam o trânsito intestinal e ajudam a enganar a fome.

Beba pelo menos dois litros de água por dia, de preferência nos intervalos entre as refeições

Nunca tome suplementos alimentares sem a indicação de um especialista.

Faça da atividade física um hábito diário.
Conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante não só para mantê-los em condições por mais tempo como para conservar suas propriedades nutricionais e evitar que se contaminem por microorganismos patogênicos (que causam infecção).

Técnicas de Conservação dos alimentos

Todos os alimentos industrializados devem ser conservados de acordo com às especificações descritas na embalagem do produto.
Os alimentos que tiverem seus prazos de validade vencidos, não devem ser consumidos, assim como produtos com embalagens amolecidas, estufadas e/ou emboloradas.
Sempre mantenha adequadamente protegidos os alimentos armazenados e quando estiverem sobre a bancada de trabalho ou pia.
Evite amassar ou danificar as latas, isto pode provocar rachaduras internas comprometendo seu conteúdo.
Não permita a permanência de plantas, pássaros e outros animais em locais próximos à manipulação ou estocagem de alimentos.
Depois de descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente.
As carnes e aves são alimentos que se estragam rapidamente e que oferecem risco à saúde quando mal conservados.
Os pescados (peixes, camarões, lagostas, siris, polvos, lulas, mexilhões, etc.) , apresentam carnes delicadas e que se estragam rapidamente e portanto, devem permanecer pouco tempo estocados sob refrigeração (geladeira) e conservados preferencialmente em freezer.
As frutas, verduras e legumes devem ser conservados sob refrigeração, A temperatura ideal de conservação é ao redor de 10ºC Devem ser armazenadas em recipientes plásticos ventilados, que possam ser lavados e que permitam boa refrigeração.
Bom fim de semana!!!

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