9 de julho de 2010

Hábitos prejudiciais à nossa saúde


Olá!!Rick
Com a vida moderna e a competitividade vieram os hábitos prejudiciais à nossa saúde e bem estar. O fumo, o álcool, a má alimentação, o stress e o sedentarismo são os principais fatores que contribuem uma péssima qualidade de vida.
Várias empresas hoje se preocupam com estilo de vida dos seus funcionários, sabendo que uma péssima qualidade de vida destes, tem impactos econômicos negativos atingindo-a de maneira importante.
Cuidar do bem estar dos funcionários por parte da empresa passa ser bom negócio, pois ao mudar o estilo de vida e conseqüentemente a saúde, ela tem o retorno do seu investimento na melhora do processo de produção.

A saúde é um fator que pode criar inúmeros benefícios em uma empresa e seus funcionários. Os critérios de saúde e prática terapêutica dentro da empresa, não atendem tão somente aos aspectos biológicos, mas também aos aspectos psicológicos, sociais e espirituais.

A saúde na empresa pode ser atingida através de práticas como:
1.Atividade física e relaxamento (Ginástica laboral, organização de campeonatos e equipes esportivas, musica terapia, danças, yoga, tai chi chuan, ginástica corretiva e massagens);
2.Lazer, cultura e eventos (Feira da saúde, SIPAT, jogos cooperativos, campanha contra o sedentarismo e visita da família dos funcionários à empresa);
3.Nutrição (Atendimento nutricional e personal diet)
4.Ergonomia e fisioterapia (implantação e gestão de ambulatório de fisioterapia, orientações ergonômicas no próprio posto de trabalho e ginástica corretiva postural)

Os benefícios econômicos conseguidos pela empresa são:
1.Redução dos gastos com tratamentos de saúde.
2.Diminuição do absenteísmo.
3.Aumento da motivação da equipe
4.Aumento da produtividade.
5.Melhora do ambiente organizacional.
6.Retorno positivo sobre o investimento.

Os benefícios atingidos para os funcionários são:
1.Reduz o risco de mortes prematuras.
2.Reduz o risco de morte por doença do coração e acidentes vasculares cerebrais.
3.Reduz o risco de desenvolver cardiopatia, câncer de colo e diabetes
4.Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão arterial.
5.Ajuda a controlar o peso.
6.Ajuda a prevenir/reduzir osteoporose.
7.Reduz o risco de desenvolver dor lombar.
8.Ajuda a construir e manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
9.Aumenta a energia e a auto-estima.
10.Promove bem estar psicológico, reduz o estresse, ansiedade e depressão.
11.Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco

A saúde não é apenas a ausência de doença, mas consiste no bem estar físico, mental e social do individuo. Os cuidados com a saúde dos funcionários são facilitados com a existência de programas GTH (grupo de trabalho humanizado), facilita muito ter saúde na empresa, pois são de dentro do grupo que as empresas preconizam vários tipos de terapias.
A empresa deve promover ações para trazer saúde, a boa qualidade de vida do funcionário gera em contra partida o bom relacionamento entre o funcionário e a empresa, melhoria da qualidade e na produtividade da mesma.

Espero ter ajudado..
Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho.Regras para comentários
1. Comentários postados sem nome não serão mostrados.

2. Comentários com perfis sem acesso ao público também não serão mostrados.

3. Comentários ofensivos não serão mostrados. Ninguém é obrigado a permitir falta de educação.

4. Se você sofre de analfabetismo funcional, então nem leia os textos, pois com certeza não vai entender o que está escrito e seus comentários não serão de acordo com o assunto.

5. Resumindo: se quiser debater e discordar de mim, esteja à vontade. Mas peço gentilmente que seja um debate civilizado. E se você não tem coragem de mostrar quem é, melhor ficar no anonimato e procurar outro blog.

6. A sua liberdade termina onde começa a minha, certo? Se não, qualquer um faria o que desse na cabeça. Assim como cada um deve respeitar o dono da casa ou a soberania de um país, aqui você deve agir da mesma forma.! Ok
OBS: Se seu comentário não foi publicado é porque você não conseguiu adoça o meu cantinho. Não alimente a derrota continue tentando.